segunda-feira, 30 de junho de 2008

Perguntas intrigantes

O que compõe a madeira?
É uma rede invisível
Arranjada de maneira
Precisa e indescritível.

Um a um, grama a grama
O quebra cabeça colossal
Vai formando toda a trama
Do tecido vegetal.

É um mecanismo complexo,
Caprichoso e intrincado
Mas tem também muito nexo
E ciência encerrados.

Possui toda essa mecânica
Muitos e muitos segredos
Encerrados na dinâmica
Escondidos no enredo.

Por que a mãe natureza
É inesgotável artesã
E borda tanta beleza
Como hábil tecelã.

Num jogo de paciência
Cria formas infinitas
Com inesgotável ciência
Sem erros nem contraditas.

Se o universo contemplo
Eu perco a respiração
Ao perceber os exemplos
De infinita inspiração.

Mas uma questão que intriga.
Talvez eu saiba a verdade.
É uma dúvida antiga
Velha como a humanidade:

É um imenso problema
Que há tantos sec’los aflige.
A solução é um dilema
Pior que o da Esfinge.

Por que as árvores têm vida
E uma pedra é inanimada?
Quem esclarecerá essa dúvida,
Essa intrincada charada?

O que contém o ser vivo
Que o faz tão diferente?
Por que são eles ativos
Diversos dos outros entes?

Eu creio saber o porquê
Ocorrem esses mistérios
E vou falar pra você
Com coesão e critério.

Eu tenho uma teoria
Mas que faz muito sentido.
Parece uma alegoria,
Difícil de ser entendido.

É fruto de muitos estudos
Noites e noites a fio
E eu garanto, isso tudo
Chega a causar calafrios.

A resposta é uma energia,
Que o universo habita
Contem grande sinergia
Difícil de ser descrita.

É uma força vital
Que cria reinos distintos,
Vegetal ou animal
Num diferir bem sucinto.

Como a carga inicial
Numa nova bateria
É com a energia vital
Que a vida se inicia.

Habitando os seres vivos
Desde o seu nascimento
Faz com que fiquem ativos
A partir desse momento.

O metabolismo provê
A total reposição
Da energia do ser
E a sua destruição.

No decorrer da existência
As perdas vão aumentando
Então, como conseqüência
A velhice vai chegando.

As forças vão-se esvaindo,
O ser vai se acabando
Pois a energia saindo
É maior do que a entrando.

Transborda como um dilúvio
E vai compor o universo
Como se fosse um eflúvio
Inexplicável em versos.

Talvez você fique triste
E talvez lhe cause um trauma
Mas na verdade não existe
Espírito, tampouco alma.

O que há é a reciclagem
Dos seres vivos ou não
Uma incessante viagem
De seres que vêm e vão.

E o inferno e o paraíso?
E o dia da redenção?
Não haverá um Juízo?
Tudo é só invenção?

Disse um pensador um dia:
“Há mais entre o céu e a Terra
Do que sonha a filosofia”.
Imensa verdade isso encerra!

Não há um céu ou inferno
Para cristãos e pecadores
E nenhum sofrer eterno
Para purgar nossas dores.

Não me agradam leviandades.
O fato de não haver espírito
É parte de uma verdade
Mas existem os conflitos.

Só tenho a convicção
Que ocorre a reciclagem.
Os mesmos átomos são
Quem movem essa engrenagem.

Eu afirmo, com certeza,
Não cria nada a gestante.
Tudo vem da natureza.
Do que existia antes.

Pela Lei de Lavoisier
Transforma-se toda a matéria.
O que hoje há em você
Pode amanhã ser bactéria.

Porém apenas em parte
A matéria em decomposição
Habita outro corpo, destarte
Não há reencarnação

Já que a vida é somente
Um processo metabólico,
Pura química, simplesmente,
Não divino ou diabólico.

Criar vida é árduo processo
Uma tarefa complicada
Mas teve o homem sucesso
Nessa difícil empreitada.

Vida em laboratório
Criou-se em experiências.
Criticado, porém meritório
Foi o feito da ciência.

Mas têm almas esses seres
Da insana criação
De cientistas com poderes
Para tal abominação?

Não! Só Possuem na estrutura
Átomos e energia vital.
Não há nessas criaturas
Nada sobrenatural.

É possível que você
Venha em data futura
Fazer parte do meu ser
Compor a minha estrutura.

Desse modo a natureza
Cria sob essa visão
Uma forma, com certeza,
De uma reencarnação.

Eu garanto a vocês
A vida é uma só
E só se vive uma vez,
O resto é virar pó.

Um comentário:

Unknown disse...

... As manchas da madeira contam estórias para nós, artistas visuais pois sempre vemos o lado belo e fantasioso da vida...

... daqui do meu tempo paro e penso, será que tudo isso voltará ao pó de cerragem. Se for desta forma irei produzir bastantes pinóquios, para inventarem estórias e contarem histórias.

Atenciosamente "Paisagens LM"
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=44580221